A exposição das 28 peças de Joana Vasconcelos no Palácio Nacional da Ajuda foi vista por mais de 180 mil pessoas, o que a transformou na exposição individual mais vista de sempre em Portugal.
A mostra repete o conceito experimentado no Palácio de Versailles, no verão do ano passado, e que foi visitada por mais de um milhão e seiscentas mil pessoas.
A empresa portuguesa de mobiliário de luxo Le Beau Bureau, de Gondomar, foi selecionada como fornecedora da mansão do emir do Qatar, Hamad bin Khalifa. Criada no primeiro trimestre deste ano, a Le Beau Bureau fornece castelos, palácios e moradias de luxo em França, Luxemburgo, Irlanda e Suíça, exportando quase 100% da sua produção.
Orquestra XXI é o nome de um novo projeto que reúne 50 músicos portugueses que tocam no estrangeiro, entre os quais elementos da Orquestra Sinfónica de Londres, da Orquestra Nacional de França, da Filarmónica de Dresden e da Orquestra da Ópera de Zurique. A Orquestra XXI é dirigida por Dines de Sousa e apresentou-se no inicio de setembro com a soprano Susana Gaspar.
O diário britânico The Guardian, a exclusiva revista Monocle, ou a famosa Lonely Planet são apenas algumas das publicações internacionais que, nos últimos meses, destacaram a Herdade da Comporta, a sul de Setúbal, como um dos últimos paraísos na terra.
As melhores praias da Europa, vinhos premiados internacionalmente, o luxuoso Aman Hotel e as residências de luxo são apenas alguns dos atributos que têm levado muitas estrelas internacionais a escolherem a Comporta como destino de férias. Do nosso Cristiano Ronaldo à princesa Charlotte, do Mónaco, passando pelo ex-presidente francês Nicolas Sarkozy. E até Christian Louboutin escolheu o porto palafítico da Carrasqueira, na Herdade da Comporta, como cenário para as fotografias da sua nova colecção de sapatos primavera/verão 2013.
Fundada em 1986 para desenvolver um sistema de gestão de pessoal, escalas de material e horários para a portuguesa CP, a Siscog acabou por não ganhar o cliente. Mas o sistema era bom e acabou por seduzir os caminhos de ferro holandeses, que graças ao software da empresa portuguesa pouparam milhões de euros por ano. Hoje, a Siscog tem 85% do seu negócio fora de Portugal. Cá dentro, o seu maior cliente é o Metro de Lisboa. No exterior, além dos comboios holandeses, finlandeses, dinamarqueses e noruegueses, é fornecedora do metropolitano de Londres. Agora, o objectivo é partir à conquista de novos mercados de grande potencial, como o Brasil, a China, a índia e os Estados Unidos.
A Vitacress está baseada na costa alentejana, junto a Odemira, onde tem 250 hectares de plantações de hortícolas e é o maior produtor e embalador europeu de saladas de agrião, espinafres, ervas de folhas tenras, tomate e rúcula. Faz parte do grupo português RAR e exporta 40% da produção para Espanha e Reino Unido, estando a estudar a entrada em novos mercados.
A Inapa comprou 100% do capital da distribuidora de papel turca Korda, empresa líder do mercado e que em 2012 teve um volume de negócios de cerca de 30 milhões de euros. Com esta aquisição, o grupo português reforçou a sua liderança no mercado europeu da distribuição de papel, com subsidiárias na Alemanha, França, Suíça, Bélgica, Luxemburgo e Espanha, cerca de 70 mil clientes, mais de um milhão de toneladas de papel comercializadas por ano, 1500 colaboradores e 1000 milhões de euros de volume de negócios anual.
Jovens investigadores açorianos da empresa Azorean construíram um robot aquático, controlado por telemóvel, capaz de fotografar debaixo de água. O drone ganhou o prémio de 25 mil dólares para o melhor gadget num concurso que teve lugar em São Francisco, nos Estados Unidos. O dinheiro vai ser agora investido na produção em série do Ziphius, que será comercializado como brinquedo a menos de 200 euros. A Azorean é uma subsidiária da Ydreams, de António Câmara. O objectivo da empresa é desenvolver a tecnologia e produzir submarinos telecomandados que possam ir até aos 10 mil metros de profundidade.