No seu jornal de verão, a prestigiada revista Monocle escreveu que “a Ericeira, pequena vila de pescadores a norte de Lisboa, na costa portuguesa, é uma cidade do surf de prestígio mundial”. A Ericeira, a par de Peniche, Sagres, Carrapateira, Figueira da Foz ou Carcavelos, integra uma lista de spots que trazem a Portugal pessoas de lugares tão distantes como a Austrália, atraídas pelas “grandes ondas, o bom peixe e um velho Portugal”, como refere a Monocle. A Ericeira é, aliás, a primeira Reserva Mundial de Surf da Europa e a segunda do mundo, depois de Malibu, nos Estados Unidos, o que lhe dá um estatuto muito especial neste campo.
Um pouco a Norte, a Nazaré é a mais recente descoberta dos surfistas de todo o mundo. A atribuição, pela Marinha Portuguesa, da medalha de mérito Vasco da Gama a Garret McNamara foi tão-somente o reconhecimento pelo feito do atleta norte-americano, que surfou a maior onda do mundo, com cerca de 30 metros de altura, em 2011. Um fenómeno que catapultou o nome da pequena cidade da Costa da Prata para a ribalta do surf mundial.
Apesar de já ter surfado ondas grandes em vários pontos do mundo, McNamara compara a Nazaré ao Havai e não tem dúvidas em considerar a praia do Norte um lugar único no planeta.
Além de Garret McNamara, atletas de renome mundial e referências incontornáveis do mundo do surf, como Kelly Slater, são nomes que marcaram e marcam presença nas praias nacionais.